domingo, 28 de agosto de 2016

O meu aplauso à publicidade criativa

O Café Império fica localizado no número 205 da Avenida Almirante Reis e foi projectado por Cassiano Branco em 1947, embora só tivesse sido inaugurado em 1955. A partir de então, aquele moderno e amplo espaço amplo passou a “dar abrigo” às tertúlias de jovens estudantes lisboetas que ocupavam as suas pequenas mesas redondas a troco de uma bica consumida durante uma tarde inteira, embora nele se  adivinhasse a presença canalha dos informadores da Pide. O café fechava às duas e meia da madrugada e pela noite dentro servia os famosos bifes à Império que lhe trouxeram fama e que rivalizavam com os bifes da Portugália, cada qual com o seu apreciado molho e os seus adeptos.
Um dia o edifício foi adquirido pela IURD e o Café Império foi encerrado, havendo a intenção de o transformar num espaço de culto. Porém, houve contestação e a obra foi embargada pela Câmara Municipal. Nessas circunstâncias a IURD trespassou aquele espaço e daí surgiu a oportunidade de ressuscitar e remodelar o Café Império, que voltou a ser o atraente restaurante que tinha sido e a servir, entre outros pratos, os seus apreciados bifes.
Curiosamente os bifes à Império são objecto de uma publicidade muito criativa e que recorre às imagens da política portuguesa. Assim, há cerca de dois anos foi utilizado o slogan “Farto de coelho?”, numa alusão ao rapaz de Massamá que chefiava o governo, enquanto actualmente a promoção assenta no slogan “A coligação que agrada a todos”, isto é, o bife, o molho e o ovo.
O mínimo que se pode dizer é que a qualidade da mensagem publicitária está em sintonia com a qualidade da cozinha daquela casa de tão boas memórias!

1 comentário:

  1. Agradar, agrada, mas na nossa idade convém dar atenção às (malditas) análises...

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