sábado, 22 de dezembro de 2018

O solstício e o banho de mar nocturno

Ontem, dia 21 de Dezembro, aconteceu o solstício, isto é, o momento em que durante o seu movimento aparente, o Sol mais se afasta do Equador ou, como se diz em astronomia, tem a sua máxima declinação.
Com o solstício, no hemisfério norte começou o Inverno e tivemos a maior noite do ano, enquanto no hemisfério sul começou o Verão e, por exemplo, os brasileiros tiveram o maior dia do ano. No hemisfério norte, independentemente das alterações climáticas, nós temos o frio e a neve. No hemisfério sul, eles têm o calor e a atracção pelo mar e pelas praias.
O jornal O Globo, que se publica no Rio de Janeiro, destacou a ocorrência do solstício e a chegada do Verão, tendo publicado uma interessante fotografia da praia de Copacabana, na qual se pode observar uma multidão de banhistas a aproveitar uma noite de luar para usufruir dos 25 graus de temperatura das águas, sem ter que suportar o calor tórrido que ocorre durante o dia.
Parece que estes banhos, que sempre aconteceram, se estão a tornar uma nova moda nas praias do Rio de Janeiro, sobretudo nas noites de luar. São, naturalmente, a nossa inveja.

Sem comentários:

Enviar um comentário