terça-feira, 30 de junho de 2020

Angola e o desafio das longas distâncias


Angola é um país muito grande com cerca de 1.246.700 km2 de superfície e mais de 30 milhões de habitantes, que faz fronteira com quatro países. É o 22º maior país do mundo em território e a sua costa atlântica tem uma extensão de cerca de 1600 quilómetros, enquanto a distância entre Cabinda, lá bem no norte, e a comuna de Luiana, na província do Cuando-Cubango, é de cerca de 1765 quilómetros.
Nos tempos modernos, as longas distâncias em Angola só podem ser feitas por via aérea e, por isso, a companhia aérea nacional - TAAG -Transportes Aéreos Angolanos – serve 13 destinos domésticos, para além de 16 destinos internacionais, dispondo de uma frota de oito Boeing 777 e cinco Boeing 737. Porém, no início do corrente ano, para reforço das suas capacidades de resposta às necessidades internas, a TAAG anunciou a compra de seis aviões do modelo Dash 8 Q800 por 118 milhões de dólares à construtora canadiana Havilland Aircraft, que é propriedade da Bombardier Aerospace.
Esses aviões deverão ser entregues durante o corrente ano e o primeiro deles, baptizado como Kwanza, já chegou a Luanda, o que naturalmente despertou o interesse do Jornal de Angola por ser um sinal de progresso e de apoio às actividades económicas do país. Boas viagens!

Sem comentários:

Enviar um comentário