quinta-feira, 12 de maio de 2022

Finalmente, aproxima-se a hora do Carlos.

A rainha Isabel II tem 96 anos de idade e os seus médicos aconselharam-na a que não estivesse presente na tradicional cerimónia da abertura do Parlamento, devido aos seus “problemas episódicos de mobilidade”. Tendo iniciado o seu reinado em 1952, depois da morte de seu pai o rei Jorge VI, a rainha já leva 70 anos no trono britânico como rainha do Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, além de mais de uma dezena de pequenos estados, como a Jamaica, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, ilhas Salomão e outros. É a monarca britânica com mais tempo no trono, superando a longevidade da rainha Victoria, que durante 63 anos foi a rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, mas também Imperatriz da Índia.
A rainha Isabel II tinha-se casado em 1947 com Filipe da Grécia e Dinamarca e tem quatro filhos, oito netos e doze bisnetos. O seu sucessor será Carlos, o seu filho mais velho, que é também o Príncipe de Gales e que, tendo nascido em 1948, tem agora 73 anos.
No passado dia 10 realizou-se a tradicional cerimónia de abertura do Parlamento e pela terceira vez no seu longo reinado a rainha não esteve presente, depois de também ter estado ausente em 1959 e 1963, por então estar grávida.
Pela primeira vez, o príncipe Carlos presidiu e discursou nesta cerimónia, tendo-se sentado ao lado da cadeira da rainha, ocupada pela Coroa Imperial, que só é usada nas cerimónias da coroação do monarca do Reino Unido e da abertura do Parlamento. A Coroa Imperial é uma das joias da Monarquia Britânica e pesa 1,060 quilogramas, tendo quatro diademas e 2.868 diamantes, 273 pérolas, 17 safiras, 11 esmeraldas e 5 rubis.
Por maior que seja o respeito por Her Majesty, a sua Mãe, o príncipe Carlos deve ter pensado “finalmente “ ou “o que eu andei para aqui chegar”. Certamente que este tipo de tradições desperta algum interesse, inclusive naqueles que não sendo monárquicos, nem apreciam a figura casmurra do príncipe herdeiro do Reino Unido. Porém, pelas leis da vida, aproxima-se finalmente a hora do Carlos.

Sem comentários:

Enviar um comentário