quinta-feira, 22 de novembro de 2018

A promoção turística da ilha da Madeira

Acaba de ser publicada em França mais uma edição da revista Destination Portugal, que é dedicada à ilha da Madeira. Trata-se do número 11 de uma revista dedicada a Portugal, que é classificado como a nova destination-phare dos franceses ou também como le nouvel Eldorado. A iniciativa de publicar uma revista com este título e que já vai no seu 11º número despertou a minha curiosidade e fui investigar.
Trata-se de uma revista especializada em Turismo que nasceu em 2016 em Chamalières, nos arredores de Clermont-Ferrand, no centro da França, por iniciativa de uma pequena empresa com o nome de Vasco Editions. Com este nome, pensei de imediato que se tratava de uma editora criada e constituída por portugueses ou luso-descendentes que tinham detectado uma oportunidade de mercado cujo público-alvo era a comunidade francesa luso-descendente, que deve ser bem numerosa e que se interessava por Portugal. Porém, verifiquei que os sócios que, aparentemente, são os únicos trabalhadores da empresa, são Christophe Bonicel e Yves Goutorbe, cujos nomes não indiciam qualquer ligação a Portugal.
Das edições já publicadas destaca-se que já foram dedicadas à Nazare (la nouvelle vague), a Lisboa (duas edições), Albufeira, Peniche, Cascais, Aveiro, Porto (au top) e Lagos.
Com excelentes fotografias, a revista Destination Portugal satisfaz o mercado turístico francês que “gosta de viajar,  mas que se informa previamente sobre o que vai ver”, deve ser um projecto economicamente rentável e, ao mesmo tempo, promove o que de bom existe em Portugal. Por ainda não ter tido acesso à revista, não sei até que ponto ela é subsidiada pelas agências de turismo português.

Sem comentários:

Enviar um comentário