sexta-feira, 17 de abril de 2020

Como um só vírus paralisa uma Marinha

O porta-aviões francês Charles de Gaulle aparece hoje em destaque na imprensa francesa, porque se verificou que 668 dos seus 1.767 tripulantes (38%) estão infectados pelo covid-19, o que significa que a principal unidade da Marinha francesa e o seu poder de dissuasão nuclear estão de facto inactivos. 
O orgulho francês está ferido.
No passado dia 9 de Abril este assunto fora aqui tratado na ruadosnavegantes, quando cerca de quatro dezenas de tripulantes do porta-aviões francês manifestaram sinais gripais que, de imediato, foram associados à pandemia de covid-19. O navio encontrava-se ao largo da costa portuguesa e recebeu ordens para regressar à sua base mediterrânica de Toulon, mas três elementos da tripulação foram evacuados para hospitais franceses através do aeroporto de Lisboa e uma equipa médica de especialistas foi deslocada para bordo do navio-chefe da Marinha francesa. O navio tinha saído de Brest no dia 15 de Março e esta situação tornou-se um enigma por não se saber a origem desta infecção generalizada, que foi detectada quando o navio estava há mais de vinte dias sem qualquer contacto com terra. Quem teria introduzido o vírus no navio?
Porém, o problema agravou-se nas últimas horas quando se descobriu que havia 668 infectados, embora alguns deles sejam da guarnição da fragata Chevalier Paul, que sempre acompanha o porta-aviões Charles de Gaulle para assegurar a sua defesa aérea. O enigma assumiu, portanto, muito maiores proporções, não só sanitárias, como também operacionais, até porque o pessoal do porta-aviões e as suas famílias souberam da situação pela comunicação social, o que provocou muito alarmismo e fortes críticas às autoridades navais. O orgulho francês está realmente ferido, porque os franceses assistiram, em menos de dez dias, ao fiasco que está a ser o facto de um vírus ter neutralizado o poder de dissuasão nuclear do principal navio da sua esquadra, onde se incluem os famosos aviões Rafale.

1 comentário:

  1. Notícia de hoje refere que são 1.081 os contagiados e que 545 têm sintomas. Um grande problema sanitário e um grande enigma para esclarecer.

    ResponderEliminar