quinta-feira, 8 de julho de 2021

A aventura do “Ever Given” chegou ao fim

No passado mês de Março o gigantesco porta-contentores Ever Given, propriedade da empresa chinesa Shoei Kisen, encalhou no canal do Suez com mais de 18 mil contentores a bordo. O navio ficou encalhado durante seis dias, numa posição que impedia a passagem de outros navios e só foi desencalhado devido à acção conjugada de rebocadores e de dragas e, naturalmente, com a indispensável ajuda das marés. Os prejuizos causados por esta ocorrência foram astronómicos e era muito pesado o cenário judicial que se apresentava.
O navio foi judicialmente apreendido e ficou fundeado no Great Bitter Lake, uma área que separa os dois troços do canal do Suez, enquanto a respectiva Autoridade anunciou que o encerramento do canal representava um prejuízo diário de 12 a 15 milhões de dólares, além de perda de reputação, embora fossem bem diferentes as estimativas de perdas que foram anunciadas por diferentes fontes. As negociações arrastavam-se há mais de três meses.
Finalmente, foi divulgado que o Egipto assinou um acordo de compensação com o armador e com a seguradora do navio, que terá ficado bastante abaixo dos 916 milhões de dólares inicialmente exigidos. Com os seus 400 metros de comprimento e os 18 mil contentores que carrega, o Ever Given voltou ontem a navegar para norte e esse facto foi notícia para o The Wall Street Journal.
Quando chegar a Port Said, a porta de saída do canal para o Mediterrâneo, o navio vai ser objecto de uma avaliação de segurança e, depois, seguirá para Roterdão onde a sua carga terá como destino final o porto inglês de Felixstowe.
Terá então terminado a aventura do gigante Ever Given e do seu encalhe no canal de Suez.

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